Ciências Ambientais e o Projeto Integrador
1) O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuíram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.
- ESCASSEZ DA ÁGUA: A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície,impedindo que se infiltre e seja armazenada em um lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
- EROSÃO E ASSOREAMENTO:A mata ciliar protege o corpo hídrico do assoreamento. Sem ela, a erosão que ocorre nas margens do rio leva a terra para dentro do rio tornando-o barrento e dificultando a entrada de luz solar.
- PRAGAS NA LAVOURA: A ausência ou redução da mata auxiliar pode causar o aparecimento de pragas ou doenças em propriedades rurais podendo causar também prejuízos econômicos.
- QUALIDADE DA ÁGUA: A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, mantendo a água limpa e melhorando a vida aquática.
- IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS: Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.
2) Uma mata ciliar bem conservada seria uma mata que possui uma extensão específica de acordo com a largura do rio,lago, represa ou nascente. Podemos citar um exemplo aqui em Tauá, a mata ciliar do rio Tricí. Ela é um exemplo de mata ciliar não conservada pois ela não é vasta, o ideal seria que ela fosse tão fechada que seria quase impossível ver o corpo do rio.
|
(Autor: Maiko Victor, Ponte rio Trici) |
|
(Autor: Maiko Victor, Ponte rio Trici) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário